Dicas

-Pense num conceito de personagem, antes de escolher as opções na ficha. É interessante fazer com que a ficha seja feita para servir ao personagem, não o contrário. Verá que é muito mais fácil imaginar o personagem visualmente e só depois tentar distribuir os pontos e escolher as vantagens e desvantagens.

-Cliffhanger é um cenário forçado. Ele é uma mistura de quase todo filme de ação que já viu, com todos aqueles clichés, misturado com aventura, pulp e o que mais puder. Os personagens de cliffhanger são quase super-humanos, eles são tremendamente bons no que fazem e enfrentam o perigo por gosto. A grande maioria deles são excêntricos, eles vivem à margem da sociedade, eles portanto não costumam seguir muito as leis que regem a mesma. Não se preocupe se pensou num personagem que anda estilizado demais, num que parece viver ainda nos anos 60 ou num russo que em missões do outro lado do mundo ainda está com um casaco pesado e um gorro típico. Não se importe muito porque é esse tipo de figura que você encontrará em jogo. Os personagens de cliffhanger têm um estilo próprio. Pense num para o seu personagem.

-Interprete bem as vantagens e desvantagens, mas não exagere. Seu personagem pode gostar de um estilo próprio, por exemplo, mas isso não quer dizer que ele se encaixe na vantagem "marca registrada" exatamente. Leia bem cada vantagem, certifique-se de que é realmente o que quer para seu personagem. E dá para simular muita coisa com as vantagens e desvantagens.

-Escolha vantagens e desvantagens lógicas. Uma lista imensa de vantagens que não se encaixam com o perfil do personagem resultará numa ficha negada.

-Seja criativo ao produzir a ficha. Cada vantagem e desvantagem pode ser interpretada de diversas formas. Por exemplo, um personagem pode ser perseguido (desvantagem perseguido) por fãs, porque ele parece muito com um galã da tv. Use a liberdade que vem com cada vantagem e desvantagem e bastraia encima das posibilidades. Dificilmente o narrador vai negar uma idéia interessante, criativa ou que combine muito com o personagem.

-Não veja as desvantagens como modos de ganhar pontos, ou como coisas totalmente desprezíveis porque trazem… bem, desvantagens. Desvantagens na realidade são um modo divertido de caracterizar ainda mais um personagem. Muitas delas podem dar um sabor especial ao personagem como um todo. Eu, pessoalmente, me divirto muito mais com algumas desvantagens do que com as vantagens, por exemplo.

-Seja criativo com os personagens, dê a eles trejeitos, gostos próprios, emoção. Um jogo se torna muito mais rico quando um personagem está discutindo com o rabugento do grupo, no meio de um tiroteio enquanto um aliado trapalhão está passando por maus bocados sozinho logo ali ao lado. A idéia é sim jogar aventuras e se dar bem nelas, mas de um modo o mais divertido o possível. Um grupo inteiro que só pensa em vencer a aventura sem interagir entre sí vai se divertir, mas não tanto quanto o que participa inteiramente da idéia do jogo.

-Cliffhanger é sobre personagens que fazem o que fazem porque é o modo deles de viver. A maioria deles está ali porque é tudo o que sabem fazer. É algo meio romântico ou pessoal. Dois adversários podem estar num tremendo duelo, por exemplo, e ao explodir o objetivo que os dois estavam disputando eles poderiam muito bem dar de ombros, para de lutar e sentar-se para beber e conversar sobre o fracasso que tiveram. Os personagens têm motivações próprias, e elas costumam vir acima dos objetivos da missão. Lembre-se disso.

-Caso se interesse em algum pano de fundo ao qual basear o personagem, saiba que existem máfias, terroristas pelo mundo todo, organizações não governamentais que usam de ações ilícitas para conseguir seus objetivos, ordens secretas, nazistas, grupos extremistas comunistas… e um bocado mais. É como nosso mundo atual, mas com tudo aquilo de filmes de aventura e ação no meio, com o governo tentando encobertar. Ou pior, tentando deter. Os personagens são criminosos(caçadores de recompensas, mercenários, etc) internacionais com suas próprias motivações trabalhando com ou contra um dos lados desse cenário conturbado de conflitos internacionais, viajando pelo mundo todo em missões de alto risco.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 License.